Muito se fala sobre cronograma capilar, mas algumas pessoas ainda encontram dificuldades para entender o conceito e como montá-lo conforme o tipo de cabelo e de rotina. Se procura dicas ou saber como essa prática funciona, você está no lugar certo!

A Ahoaloe preparou este texto para explicar porque fazer um cronograma capilar, para que ele serve, como descobrir o tipo do seu fio e outras dicas importantes que vão ajudar na manutenção da saúde do seu cabelo!

O que é cronograma capilar?

Como uma agenda de tratamento, o cronograma pode ser feito de maneira caseira ou com a ajuda de profissionais. Dividido em etapas e com tratamentos específicos, seguir um calendário para os fios ressecados, desidratados ou danificados por excesso de químicos trará soluções eficazes.

Qualquer pessoa pode fazer o seu próprio cronograma, porém, existem alguns tipos de cabelo que exigem maiores cuidados e algumas etapas mais prolongadas. Conhecer as necessidades do couro cabeludo é o principal ponto para começar a montar o cronograma e para investir nos produtos certos. 

Como saber o que meu cabelo precisa?

Uma boa rotina de cuidados com os cabelos é feita de acordo com o dia a dia e com a textura dos fios de cada pessoa. Por isso, podem ser encontrados diferentes tipos de cronograma capilar na internet. No entanto, os passos que formam essa agenda são os principais tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Um cronograma capilar em 4 etapas, recomendado especialmente para os fios em transição que sofreram com processos químicos, os cacheados e os crespos, inclui também a fase da umectação, que explicaremos, a seguir, no passo a passo.

Geralmente, um cronograma capilar tem duração de um mês, com etapas intercaladas a cada semana, de acordo com as necessidades do cabelo. Existe um teste caseiro bem famoso e rápido para descobrir quais são elas: o teste de porosidade. 

Encha um copo com água filtrada, passe as mãos no cabelo para encontrar algum fio que já esteja solto e coloque-o dentro do copo por três minutos. Caso o fio boie, ou seja, fique na superfície, é hora da hidratação. Se afundar, é preciso reconstruir. No meio do copo, indica necessidade de nutrição.

Além do teste, preste atenção na aparência do seu cabelo: muito ressecado, ralo, oleoso, opaco, com pontas duplas… Tudo isso é importante para entender como fazer um cronograma capilar eficaz usando produtos específicos para solucionar cada problema.

Crie o seu cronograma

Agora que você já sabe como descobrir as necessidades do seu couro cabeludo, é hora de entender melhor cada fase do cronograma capilar e como montar uma tabela para cada semana. 

  1. Hidratação

Não é segredo que a hidratação é o ponto mais importante para a saúde dos fios — e do rosto, do corpo, do organismo, etc. Então, um bom cronograma capilar caseiro consiste em uma boa hidratação. 

Shampoos e condicionadores são essenciais para manter os fios hidratados, como o nosso co-wash para cachos, que promove hidratação profunda por conta da babosa — ingrediente presente em todos os nossos produtos —, responsável por carregar nutrientes e minerais essenciais para o couro cabeludo.

No entanto, investir em máscaras de hidratação é o que fará a diferença no seu cronograma capilar. Para isso, aposte em produtos que contenham babosa, glicerina ou B5/D-pantenol.

  1. Nutrição

Após hidratar, vem a nutrição. Passo importante para repor os lipídios dos fios, isto é, as gorduras naturais produzidas para criar uma camada protetora que promove maciez, brilho e cutículas saudáveis. 

Assim como a primeira etapa, a nutrição também pode ser feita a partir de máscaras específicas. Então, opte por artigos mais naturais, especialmente os com óleos vegetais e/ou essenciais na fórmula porque eles são ricos em vitaminas que fazem muito bem ao couro cabeludo.

Um dos produtos mais queridos da Ahoaloe é a máscara capilar Nutrição, pensada justamente para completar o cronograma com qualidade e diversos benefícios, além de um aroma espetacular que possui efeitos terapêuticos — fator relevante para uma agenda de autocuidado.

Como você já sabe, o gel de aloe vera é quem promove a hidratação profunda dos fios, mas a estrela da nossa máscara nutritiva é o extrato de cavalinha, responsável por repor os minerais e outros ativos que combatem os agentes nocivos externos e nutre as fibras capilares.

Umectação

A umectação é como uma etapa da nutrição e, apesar de ser um tratamento bem completo, não é indicado para todos os tipos de cabelo. Se os seus fios não apresentam maior ressecamento ou sofrem danos com os processos químicos, você pode pular essa parte para evitar o efeito rebote.

A umectação é uma fase importante para os cabelos crespos, cacheados ou em processo de transição, além de ser ótimo para quem busca um cronograma capilar para o crescimento. À base de óleo vegetal, ela age no combate à queda e à quebra dos fios, no aumento do brilho e na regeneração das fibras. 

Nesse estágio, o nosso óleo de argan puro pode ser usado por quem quer deixar os fios ainda mais saudáveis e/ou deseja controlar o frizz. Ainda, é muito indicado para os cabelos ressecados devido aos processos químicos, pois recupera a pigmentação natural dos fios e evita o desenvolvimento de dermatites seborreicas.

  1. Reconstrução

Como o próprio nome já diz, a reconstrução acontece para ajudar na restauração das fibras, especialmente para quem fez procedimentos de alisamento ou usou descolorantes. 

Para repor as proteínas essenciais ao couro cabeludo, como a queratina, os artigos mais recomendados para essa etapa do cronograma capilar devem ter colágeno, creatina, aminoácidos e outros agentes que tratam a elasticidade e a massa capilar.

Cuide dos seus cabelos com a Ahoaloe!

Como você pôde perceber, nossos produtos são ótimos para auxiliar no cronograma capilar. Além dos itens mencionados neste texto, temos outros cosméticos para cabelos que complementam a rotina diária de beleza.
Nossa produção é consciente e usa a aloe vera como base em todas as fórmulas, que possuem mais de um benefício em um único produto. Fique à vontade para explorar nossas prateleiras virtuais, como os kits promocionais e os óleos essenciais, ou para visitar nossa loja física em São Paulo!