Coco Babaçu

Coco Babaçu

Coco Babaçu

Orbignya Oliefera

O coqueiro lança de caboclo, patrono das “quebradeiras” do Maranhão. Da ponta das machadinhas e dos golpes de pedra desferidos por essas mulheres saltam os benditos frutos da resistência. Mais do que um ingrediente áureo do norte brasileiro, o babaçu é um índice da fortaleza de suas cultivadoras, nos constantes atritos com fazendeiros locais e suas monoculturas depredadoras.

Fartura é o seu primeiro nome, da palmeira se aproveita tudo. Mais de setenta subprodutos podem ser fabricados a partir de suas folhas, cascas, tronco e nozes. Seu óleo, um néctar supremo, rico em ácido láurico, é um expressivo combatente às infecções e inflamações causadas por diversos agentes e um sofisticado hidratante para o corpo e cabelos.

Um verdadeiro escudo de guerreiro, o babaçu protege os fios das impurezas do ar, fortalecendo a fibra capilar e preservando seu brilho natural. Por suas particularidades emolientes, ainda ajuda a reduzir o frizz, agindo como um antiestático natural.

Amendoado e de cor delicadamente dourada, esse louro maranhense é rico em vitamina E, um nutriente cicatrizante e regenerador para peles mais saudáveis e luminosas.