Sabemos que a aloe vera (ou babosa, como também é conhecida) é uma poderosa planta com vários benefícios para o nosso organismo e corpo físico. Eles vão da hidratação da pele e dos cabelos até a cicatrização e a cura de inflamações. Porém, você sabia que existem diferentes tipos de babosa na natureza?
Aqui na Ahoaloe, todos os produtos são fabricados a partir das diversas espécies da aloe vera. Dos nossos cremes faciais às pomadas modeladoras para a barba, a nossa produção leva esse poderoso vegetal como ingrediente base. Isso porque compreendemos como suas propriedades medicinais ajudam no autocuidado.
Por pensar nisso, separamos algumas informações sobre quais tipos de babosa podem ser, facilmente, encontrados aqui no Brasil e como cada um deles pode ser utilizado nas rotinas diárias de beleza. Afinal, é importante ter propriedade do que usamos no nosso dia a dia, certo? Confira!
História da Aloe vera
Utilizada no tratamento de diversos males, a Aloe vera (L. Burm.f.), como é conhecida na comunidade científica, é originária do Norte de África, tendo seu primeiro registro de uso datado em 2100 a.C., na Mesopotâmia, em uma tabuleta de argila.
Acredita-se que seu nome, de origem arábica “alloeh”, significa “substância amarga e brilhante”. No entanto, ela só ficou mais conhecida, quando, no Egito, Cleópatra a utilizou para cuidar da pele e do cabelo, confirmando o uso milenar na medicina tradicional e alternativa.
Com o cultivo amplo ao redor de todo o mundo, é difícil saber exatamente quais países a cultivavam. Todavia, além de Egito, Marrocos e Mauritânia, algumas regiões vizinhas, como Sudão, e outras nações, como Ilhas Canárias, também são consideradas responsáveis pela ampliação da sua plantação.
Este é um breve resumo sobre os primeiros registros da babosa. Entretanto, você pode encontrar mais informações sobre ela na internet. Isso porque há vários estudos comprovando suas propriedades medicinais e os tipos de babosa mais achados em diferentes regiões do globo.
Aqui no Brasil, a babosa é, facilmente, achada em lojas de plantas e, até mesmo, em parques públicos. Apesar de algumas espécies de babosa preferirem regiões mais frias, também é muito normal encontrá-las em áreas mais quentes do país. Então, que tal saber sobre os três tipos mais costumeiros?
Aloe barbadensis
A Aloe barbadensis é uma das espécies de babosa mais comum no Brasil. Conhecida também como “planta da imortalidade”, pelo uso milenar no combate aos fungos, vírus e bactérias, ela pode ser cultivada em solos mais quentes e sem tantos cuidados especiais.
É por isso que a maioria dos cosméticos naturais e orgânicos utilizam, entre outros itens, esse tipo de babosa nas suas composições. Por ser encontrado em muitos locais, esse espécime de aloe vera pode ser utilizado, de forma caseira, para hidratar os cabelos e/ou o rosto — só siga uma receita confiável, viu?
Se você deseja saber quais os tipos de babosa você pode ter em casa, com certeza, a Aloe barbadensis é uma delas. Além de ser comumente achada, você pode identificá-la por suas folhas compridas, finas, lisas e sem manchas.
Aloe maculata
Assim como a Aloe barbadensis, a Aloe maculata (ou Aloe saponaria haw, como é conhecida cientificamente), possui propriedades anti-inflamatórias. Tais características a tornam ideal para auxiliar no tratamento de dermatites faciais, como acne, rosácea e espinhas, ou caspas e excesso de sebo do couro cabeludo.
Se você tem dúvidas sobre qual a melhor babosa para o cabelo, tanto a Aloe barbadensis quanto a maculata são ótimas escolhas na hidratação dos fios e no combate à queda e no controle do sebo do couro cabeludo. É possível usá-la de maneira caseira, com a extração do gel do interior das folhas.
Se preferir, invista em um produto diário, como shampoos e condicionadores, com a Aloe maculata em sua fórmula. Assim, você garante a hidratação profunda dos cabelos todos os dias e estimula a cura de possíveis processos inflamatórios do couro cabeludo.
Por fim, a Aloe saponaria é um dos exemplares de babosa que você também pode cultivar. Geralmente, a sua finalidade acaba sendo para decoração de ambientes, já que ela tem um formato que lembra uma rosa e apresenta manchas claras em suas folhas, além de possíveis espinhos que, no entanto, não são perigosos.
Aloe arborescens
Apesar do nome significar “formato de árvore”, essa babosa não chega a tal forma, porém, tem um porte mais parecido com um arbusto que pode chegar até 4 m de altura, quando bem cultivada.
Ao contrário dos dois primeiros tipos de babosa mencionados, a arborescens possui folhas mais grossas e espinhos um pouco maiores, mas também é, facilmente, encontrada em quintais — conhecida, inclusive, como “aloe de natal”.
Assim como todas as espécies de babosa, ela pode ser utilizada para fins estéticos no cabelo, todavia, é especialmente empregada em tratamentos de pele. Em casos graves de ressecamento e descamação derivados de queimaduras de sol, fogo ou, até mesmo, quimioterapia, a Aloe arborescens tem o poder de auxiliar na regeneração das células.
Babosas venenosas
Muita gente parece não acreditar, mas não existem tipos de babosa venenosos. Pelo contrário, o uso correto do vegetal ajuda na cura de diferentes problemas de saúde, como o colesterol, e também em questões estéticas, como já mencionamos. No entanto, antes de consumir, é preciso consultar um médico!
Então, todos os tipos de babosa para cabelo, rosto e corpo podem ser utilizados com segurança. O importante, apenas, é conferir o nome do vegetal antes de mais nada, já que ele pode ser confundido com outras plantas.
Para não misturar com espécies que podem fazer mal ao nosso corpo, e encontrar qual é a melhor babosa para cabelo e rosto, o ideal é usar produtos de beleza fabricados por marcas confiáveis. Aliás, de preferência, que elas trabalhem por meio da produção consciente e com outros ingredientes naturais e orgânicos.
Conheça a Ahoaloe
Conhecer os tipos de babosa e as suas características é importante para que o seu ritual de beleza fique ainda mais completo. Agora que te ajudamos com essas informações, é hora de saber um pouco mais sobre os nossos produtos e as suas finalidades!
Para o cuidado com a pele do rosto, esfoliantes e máscaras de nutrição para os dias de skincares mais elaborados. Para o corpo, nossos hidratantes são perfeitos para o pós-banho ou após um dia ensolarado em que a pele necessita repor água e nutrientes.
Os fios, claro, não ficam de fora dessa. Sabendo qual tipo de babosa pode passar no cabelo, você encontra todos os nossos produtos para cuidar da saúde do couro cabeludo e dos pelos faciais no nosso site e na nossa loja física, em São Paulo.