Fios cacheados e crespos sempre precisam de uma hidratação mais profunda. Um dos maiores aliados da hidratação para cabelos cacheados é a babosa, também conhecida como Aloe vera. A Ahoaloe possui esse ingrediente poderoso como principal ativo na composição de seus produtos e preparou este conteúdo completo para ensinar como hidratar seus cachos.
Conheça seu cabelo
Antes de saber qual a melhor hidratação para cabelos cacheados, é importante conhecer a curvatura e a textura do fio. Madeixas cacheadas vão de onduladas a crespas, tendo, então, diferentes necessidades.
Um cabelo com curvas mais abertas, como são os ondulados, produzem mais oleosidade, assim, podem usar produtos de cabelo de limpeza profunda e hidratação suave.
No universo dos cachos, há curvaturas distintas que podem ser determinantes no tratamento capilar. A curvatura 1 se trata dos fios lisos. Por isso, neste texto, não vamos falar dela. Porém, com certeza, depois vamos trazer esse conteúdo no blog.
A curvatura 2 tem relação com os cabelos ondulados, com curvas abertas que ficam entre o liso e o cacheado. Os produtos capilares mais adequados para esse tipo são gelatinas e ativadores leves para dar definição aos fios.
A curvatura 3 diz respeito aos cabelos cacheados propriamente. Eles formam espirais mais fechadas que tendem ao frizz ou volume. A partir dessa curvatura, a necessidade de hidratação aumenta, assim como o uso de cremes mais consistentes.
É o que acontece com os cabelos de curvatura 4 e 5, correspondentes aos fios crespos e crespíssimos, respectivamente, mais finos e frágeis. Assim, eles não podem ser lavados todo dia, precisam de limpeza leve e nutrição com óleos vegetais.
Afinal, quais produtos usar nos cachos?
Antes de conhecer mais sobre a hidratação para cabelos cacheados, é pertinente saber que o tratamento capilar feminino também serve para homens, já que existem muitos que preferem deixar seus cachos crescerem e, assim, precisam, igualmente, de tratamento.
No poo, low poo e co-wash
Não é possível falar de cabelos cacheados sem mencionar essas técnicas de lavar os fios. Elas se referem ao nível de limpeza das madeixas. Enquanto no poo significa sem shampoo, low poo é usar pouco shampoo, conceito disseminado pela cabeleireira britânica Lorraine Massey, em seu livro Curly girl: the handbook (O manual da garota cacheada).
Nessa técnica, o shampoo é representado pela substância Sodium Laureth Sulfate (sulfato de sódio) — substância detergente, de limpeza profunda. Como cabelos cacheados tendem a ser secos, o uso de produtos com esse ativo pode potencializar o ressecamento dos fios e deixá-los mais quebradiços.
O método no poo, ou seja, sem shampoo, substitui o shampoo por um condicionador higienizante. Logo, isso dá lugar ao co-wash, método de lavar os cabelos com condicionador.
A Ahoaloe possui o condicionador limpante ideal para essa técnica. Ele tem ativos adstringentes e emolientes, como extrato de gengibre, babosa e óleo de pracaxi. Assim, é perfeito para cabelos ressecados.
Já o método low poo consiste no uso de shampoos sem sulfato de sódio. O seu uso regular é indicado para cachos mais abertos, que não são tão ressecados. Pontualmente, pode ser aplicado em cachos de maior curvatura, de modo a fazer uma limpeza mais profunda.
Uma coisa importante sobre esses métodos é que eles só devem ser usados se os demais itens — condicionador, creme de pentear, hidratante e outros — não tiverem petrolatos em sua composição.
Petrolatos
É impossível falar sobre hidratação para cabelos cacheados sem deixar claro o que não usar. Isso se deve a grande quantidade de produtos na indústria cosmética cheios de substâncias prejudiciais. Ah, e não só em cremes para as madeixas, mas em hidratantes para corpo e rosto também.
Como o próprio nome sugere, os petrolatos são derivados do petróleo. Podem ser óleo mineral, vaselina ou parafina líquida. Isso mesmo! Você pode estar colocando petróleo sobre seu cabelo e sua pele.
Essas substâncias formam uma película nos fios que proporciona uma luminosidade atraente. Contudo, não é um brilho de saúde ou hidratação, pois ele não possui nenhuma propriedade de tratamento, apenas uma cera para lustrar a superfície da pele ou dos cabelos e melhorar a textura dos cremes.
O problema também é que essa cera só sai com sulfato. Exatamente! Aquele detergente que tanto ressaca os cabelos. Se não é lavado bem, essa película vai se acumulando nos fios e os deixa opacos e sem vida, pois o petrolato não sai apenas com água.
Isso gera um ciclo de dependência de produtos que estragam a vitalidade e a saúde dos fios. Portanto, dê preferência a artigos sem sulfatos, óleo mineral e vaselina para manter os seus cachos saudáveis. Na Ahoaloe, você encontra kits de tratamento para cabelos sem essas substâncias.
Então, o que usar?
Após saber o que deve ser evitado nos cachos, é possível falar das dicas de uso. Existem ativos que são verdadeiros bálsamos para as madeixas, como a babosa. Shampoo e condicionador de babosa podem ser uma alternativa muito saudável para todos os tipos de cabelo.
A babosa é fonte de minerais e hidratação para as fibras capilares. Além disso, ela ajuda a remover as células mortas do couro cabeludo, favorecendo a eliminação da caspa e o rápido crescimento e o fortalecimento dos fios.
O shampoo sólido também pode ser uma ótima opção. Ele é menos agressivo à pele e ao couro cabeludo, além de durar de duas até três vezes mais que a versão líquida. Ainda, é mais fácil de transportar, pois é menor e não corre o risco de vazar.
Cachos saudáveis com Ahoaloe
Na Ahoaloe, você encontra todos os produtos de hidratação para cabelos cacheados livres de petrolatos. São produtos naturais, veganos e orgânicos. Assim, eles são tudo o que há de mais saudável para peles e cabelos. Confira!