Para manter a saúde de pele e cabelos com cuidados naturais, saber o que é óleo vegetal é muito importante. Isso porque ele é uma gordura extraída das plantas, de galhos e cascas, mas principalmente de sementes, sendo bastante nutritiva para pele e cabelo. A Ahoaloe explica o que mais você precisa conhecer sobre esse valioso ativo.
Benefícios dos óleos vegetais
O óleo vegetal é um ativo usado tanto como matéria-prima na indústria cosmética quanto puro diretamente nos cabelos e na pele. Contudo, para quê serve o óleo vegetal? Os benefícios proporcionados por ele são muitos. Alguns deles são: diminuem as chances de desenvolvimento de alergias e podem prevenir lesões e auxiliar na cicatrização de ferimentos leves, pois também são bactericidas
O óleo vegetal de copaíba, por exemplo, é excelente para psoríase, acne, eritema, rosácea e eczema, superindicado para peles sensíveis e delicadas, como a do rosto. No couro cabeludo, ele evita descamação, seborreia e outras dermatites. Você pode encontrar esse bálsamo 100% natural na Ahoaloe.
Além disso, se os óleos forem puros, não são comedogênicos, ou seja, não causam a obstrução dos poros, já que não se acumulam, sendo, então, totalmente absorvidos. Portanto, não deixam aspecto oleoso na pele e nos cabelos.
Como usar o óleo vegetal
Após saber o que é óleo vegetal, entenda como utilizá-lo. Ele pode ser usado em todas as partes do corpo, contanto que seja aplicado corretamente, conforme o tratamento que pele e cabelo precisam no momento. Existem óleos indicados para peles e cabelos diversos, assim como partes do corpo diferentes.
Rosto
Apesar do uso dos óleos vegetais ser mais atribuído a peles secas, não se engane. Peles oleosas também podem utilizar. Para uma pele hidratada, no rosto limpo, aplique de duas a quatro gotas em movimentos circulares. Dê preferência ao uso noturno, pois é o momento em que a sudorese é menor.
Cabelo
O uso dos óleos vegetais para o cabelo é diverso. Afinal, pode ser aplicado em todos os cabelos e de muitas formas. Eles servem para hidratação, umectação noturna, umectação rápida e, inclusive, por serem muito nutritivos, atuam como um bálsamo para cabelos cacheados e crespos.
Distintos dos demais óleos, os óleos vegetais não se acumulam nos fios nem deixam os cabelos com aspecto oleoso ou pesado, caso sejam aplicados corretamente. Para um cabelo hidratado, a melhor forma de utilizá-los é adicionando-os às máscaras de hidratação.
Também é possível usar o óleo vegetal para umectação noturna. Nesse procedimento, ele é aplicado nos fios sujos antes de dormir e lavado pela manhã. Já para uma umectação rápida, o óleo vegetal puro deve ser aplicado nos fios de duas a três horas antes da lavagem.
Para os cabelos cacheados e crespos, esses artigos são indispensáveis. Por serem os tipos de cabelo mais ressecados e com frizz, o óleo vegetal é muito indicado para a nutrição. Assim, os itens mais usados nesses tipos de cabelo são os de coco, argan, abacate, jojoba e rícino.
Cuidados ao escolher o óleo vegetal
Não basta entender o que é óleo vegetal, é preciso saber escolher o melhor. Vale destacar que alguns desses itens presentes no mercado são misturados com substâncias prejudiciais ao ser humano e ao meio ambiente ou, então, extraídos com solventes.
O melhor óleo vegetal é o puro, prensado a frio e, de preferência, orgânico. Todos os óleos da Aholoe apresentam essas qualidades e, ainda, são certificados com o selo IBD, atestando que os óleos derivam de vegetais cultivados sem químicos nem transgênicos.
A forma de extração também é determinante na qualidade de um óleo vegetal. O método de extração prensado a frio é o que melhor preserva as propriedades do óleo. Nessa técnica, ele é extraído mecanicamente sem adição de calor.
Diferença do óleo vegetal e do óleo mineral
Além de saber o que é óleo vegetal, é importante compreender a diferença dele para o óleo mineral. Algumas marcas usam bastante o óleo mineral em suas composições. Como se trata de um óleo derivado do petróleo, ele tem substâncias prejudiciais à pele e seu uso prolongado é associado a doenças como o câncer.
Existem também variantes desse óleo, como a vaselina e a parafina — ambas líquidas —, que não nutrem nem hidratam, apenas dão uma falsa aparência de brilho. Eles, inclusive, podem obstruir os poros e impedir que a pele respire. São os chamados petrolatos.
Os óleos vegetais são derivados da natureza e não apresentam risco algum para a saúde humana. São ainda não comedogênicos, ou seja, não obstruem os poros. Todos os produtos da Ahoaloe são livres de óleo mineral e ricos em óleo vegetal.
O óleo vegetal oferece algum risco?
Não adianta saber o que é óleo vegetal e não conhecer seus efeitos em outros aspectos. Para a saúde, os óleos vegetais puros e de qualidade não oferecem risco ao ser humano, exceto os que são misturados a outras substâncias químicas conservantes, como os parabenos.
Já para a natureza, o descarte inadequado de óleos, ainda que vegetais, provoca impactos ambientais. Isso porque, apesar de serem biodegradáveis, as condições de descarte podem dificultar a degradação, contaminando a água e impermeabilizando o solo.
Tal situação provoca a morte da flora e fauna e contribui para enchentes, já que prejudica a impermeabilização do solo e impede a absorção da água. Por isso, não descarte os óleos vegetais em ralos, pias ou descargas, pois isso pode entupir as tubulações e causar os riscos ambientais mencionados.
Conheça os óleos vegetais da Ahoaloe
Agora que você já sabe o que é óleo vegetal, seus benefícios e como usá-los, introduza esse potente ativo na rotina de cuidados e saúde de sua pele e seu cabelo. A Ahoaloe oferece óleos vegetais puros e certificados que potencializam os tratamentos. Acesse mais dicas no nosso blog e confira a nossa loja virtual.