Qual é a diferença entre babosa e aloe vera? Essa dúvida é muito mais comum do que se imagina, inclusive, muitas pessoas desconhecem que possa existir alguma ligação entre os dois nomes.

Contudo, a diferença entre babosa e aloe vera não existe, afinal, são exatamente a mesma coisa. A planta é popularmente conhecida como babosa, nome que recebe por conta da “baba” extraída da sua folha, que é rica em propriedades benéficas para a saúde do corpo, pele e cabelo.

Aloe vera é o nome científico de uma das espécies de planta da família aloe, que popularmente é chamada de babosa e é utilizada desde a antiguidade, no norte de África. A babosa é consumida para fins medicinais há cerca de 6 mil anos – idade de onde se tem registro do seu uso, pelos egípcios! Atualmente, essa planta é indicada pra diferentes fins, e cada vez mais, a ciência amplia seus benefícios por meio de estudos que comprovam sua eficácia para diferentes problemas de saúde, além de excelentes resultados para fins estéticos. É indicada como anti-inflamatório, cicatrizante, hidratante, e também para outros tipos de doenças que você pode conferir no texto do nosso blog 10 benefícios da babosa para pele e cabelo! Contudo, apesar de algumas pessoas consumirem a babosa por meio de sucos ou como alimentos, a Anvisa não permite essa comercialização, pois ainda faltam comprovações científicas que assegurem que a ingestão da babosa não seja nociva à saúde. Para aproveitar suas propriedades e benefícios sem correr riscos, procure por produtos e cosméticos que sejam feitos à base de Aloe Vera, como por exemplo, os cosméticos naturais da AhoAloe; que são feitos com 100% de ativos extraídos da natureza, garantindo a eficácia verdadeira da Aloe Vera nos produtos. Diferente de outras marcas de cosméticos químicos, que correm o risco de conter uma quantidade muito baixa de babosa, fazendo com que seu efeito não seja tão eficaz.

Apesar de não haver diferenças entre o termo babosa e a aloe vera, é importante conhecer as diferentes espécies da família Aloe. Existem cerca de 300 em todo o mundo, mas aqui no Brasil, mais comumente encontramos 3 tipos, conheça-os.

1 – Aloe Vera (babosa)

Com folhas grossas e robustas, a Aloe Vera, que chamamos de babosa, contém um gel verde por dentro de suas folhas, que é especificamente recomendado para cuidados da saúde e estéticos, como por exemplo, alívios de queimadura ou cicatrizantes. A Aloe Vera é encontrada em muitos produtos que você encontra em farmácias, supermercados e até mesmo na loja online da AhoAloe, em diversas opções de cosméticos naturais e orgânicos!

2 – Aloe Maculata

Apesar de ser bastante semelhante à Aloe Vera, a Aloe Maculata se diferencia em suas pontas, que são avermelhadas. É muito importante ter atenção à essa planta, pois diferente da Aloe Vera, seu gel não pode ser aplicado sob a pele, por causar irritações que podem ser bastante prolongadas. Atente-se à coloração de suas pontinhas!

3 – Aloe Arborescens

Especialistas indicam que essa espécie é a que contém os nutrientes e benefícios mais puros para os cuidados com a saúde, graças às suas propriedades fitoterapêuticas. Contudo, a Aloe Arborescens (que já nos remete à palavra “árvore” em seu nome), tem um tamanho diferente das demais, podendo alcançar até mais de 1m de altura e diâmetro, o que dificulta seu cultivo. Normalmente é encontrada em regiões de montanhas.

 

Apesar de serem espécies de uma mesma família, a babosa mais utilizada é a Aloe Vera. É possível até mesmo cultivá-la em casa! Agora que você já sabe que babosa e aloe vera são a mesma coisa, ficou mais fácil de compreender e também explicar.

Acesse a loja da AhoAloe e conheça nossas opções de produtos para pele e cabelo, feitos à base de Aloe Vera!