Os cuidados capilares precisam ser adequados para os diferentes tipos de cabelo, pois cada um tem suas próprias exigências. Alguns precisam mais de hidratação e nutrição, outros de reconstrução. Em cada tratamento os produtos mudam. A Ahoaloe explica essas diferenças.
Quais são os tipos de cabelo?
A principal classificação dos tipos de cabelo é a elaborada pelo cabeleireiro americano Andre Walker, que propôs uma escala de 1 a 4, indo dos fios mais lisos até os mais crespos. Para cada grupo há um tratamento pouco ou mais diferente.
Tipo 1: cabelos lisos
O tipo 1 se refere aos cabelos lisos. Esse tipo é subdividido em três: 1A, 1B e 1C, que podem ser semelhantes, mas não iguais. Isso porque eles apresentam distinções em sua estrutura, seu volume e seu brilho.
O tipo liso 1A não possui nenhum volume e ondulação. Por esse motivo são mais oleosos, pois o óleo natural do cabelo presente no couro cabeludo escorre com mais facilidade pelo comprimento. Os fios também são finos, leves e com tendência a criar nós. Porém, por conta do óleo ao longo dos fios, eles também são macios e brilhantes.
Já o tipo liso 1B é um pouco mais grosso e menos oleoso em comparação ao 1A. Como são menos oleosos, são mais encorpados e apresentam mais volume. As pontas tendem a ser normais ou secas, sendo modeladas com mais facilidade.
O último da classificação, o tipo 1C, é o fio com textura grossa e densa. É pouco oleoso, sendo, portanto, mais volumoso do que os outros tipos. Isso também faz com que seja mais resistente que os demais fios lisos.
Tipo 2: cabelos ondulados
O tipo 2 tende a ser mais oleoso na raiz e seco nas pontas. Eles ficam entre o cabelo liso e o cacheado. Também são mais fáceis de alisar com chapinha e secador, mas conseguem formar cachos abertos se finalizados corretamente.
O tipo 2A se aproxima do cabelo liso, mas se diferencia pelas curvas leves. Apresentam textura fina e não são volumosos. É o mais oleoso entre os cabelos ondulados, principalmente a raiz.
O tipo 2B possui uma curvatura mais fechada, é mais pesado e menos oleoso que o tipo anterior. Ele tem textura média e com maior tendência ao frizz. Por ter um caimento mais despojado, é comparado às ondas da praia.
Já o tipo 2C é aquele encaracolado, próximo ao cacheado. Tem uma curvatura mais fechada e mais definida, com balanço. Também é mais grosso e mais oleoso na raiz e ressecado nas pontas, sendo mais volumoso que os tipos 2A e 2B.
Tipo 3: cabelos cacheados
O tipo 3 se refere aos cabelos cacheados, que apresentam curvaturas mais fechadas. Tal espiral impede que a oleosidade natural chegue até às pontas. Por isso, exigem hidratação para cabelos ressecados específicos, pois o ressecamento e o volume crescem na medida em que aumenta a curvatura.
O tipo 3A, mais pesado, possui definição mediana, dando mais movimento em relação aos demais do tipo 3. Além disso, os cachos são mais soltos e abertos e os fios sensíveis e largos.
Já o cacho tipo 3B é mais fechado que o tipo 3A, tendo cachos completos desde a raiz. A partir dessa curvatura, eleva-se o ressecamento e a necessidade de hidratação profunda. A babosa no cabelo pode ser uma alternativa para diminuir o ressecamento. O tipo 3B também são mais volumosos e mais definidos.
O tipo 3C apresenta fios mais finos, com cachos mais fechados e definidos, que encolhem facilmente. Possuem tendência maior ao frizz que os demais tipos de cabelos cacheados.
Tipo 4: cabelos crespos
A maior diferença entre os cabelos tipo 4 e os demais tipos é a textura e as curvaturas bem fechadas. Por isso, também são mais quebradiços e frágeis. Os fios tipo 4A são mais grossos e possuem volume desde a raiz. Quando molhados, eles mantêm a textura e os cachos visíveis.
O tipo 4B é mais denso e fino. Os cachos são menores, volumosos e nem sempre se mantêm naturalmente definidos. Já o tipo 4C é ainda mais volumoso, fino e quase sem definição. O 4C também é mais ressecado, exigindo cuidados mais especiais para se ter o cabelo hidratado.
Cuidados para cada tipo de cabelo
Como se pode ver, os tipos de cabelos são muitos e não existe um único tratamento adequado para todos eles. Saber como hidratar o cabelo de acordo com as suas necessidades é essencial para a saúde das madeixas. Não são indicados tratamentos genéricos, mas, sim, específicos.
Os cuidados com o cabelo liso também exigem hidratação, porém, com máscaras específicas por conta da sua oleosidade. Aliás, essa característica dos cabelos lisos pode provocar caspa. Por isso, é preciso manter a lavagem em dia. A Ahoaloe tem um shampoo sólido antirresíduos excelente para garantir limpeza profunda.
A hidratação é um processo indicado para todos os tipos, o que muda são os produtos para hidratar o cabelo. Para os fios ondulados, lavagens moderadas, mas com maior frequência de hidratação são as mais recomendadas. Ainda, o condicionador capilar Leveza da Ahoaloe é uma boa alternativa para complementar o cuidado.
Já a hidratação para cabelos cacheados e crespos deve ser mais profunda e a limpeza mais suave. A Ahoaloe oferece o co-wash condicionador limpante de cachos que auxilia na hidratação. Se desejar maior definição ou texturização após a hidratação, a nossa pomada modeladora pode ser uma ótima pedida.
Cuidados específicos com a Ahoaloe
Agora que você já sabe identificar a diferença dos diversos tipos de cabelo, procure cuidados específicos para os seus fios. Na Ahoaloe, você encontra produtos especialmente voltados para o seu tipo de cabelo, ajudando a mantê-los sempre saudáveis. Acesse a loja virtual e confira!