A crença de que nem todo tipo de pele precisa de hidratação diária é bem comum, especialmente entre as pessoas que têm a cútis mais oleosa. No entanto, você sabia que o uso do hidratante para pele oleosa é tão necessário quanto em qualquer outra pele? 

As etapas de uma boa rotina de beleza são iguais para todos os tipos de pele, mas o uso de produtos corretos é o que faz a diferença no tratamento das necessidades de cada cútis. Afinal, os cosméticos pensados para uma pele mais seca não possuem os mesmos agentes que um hidratante para pele oleosa, por exemplo.

Pensando em esclarecer alguns mitos e verdades sobre os cuidados com esse tipo de pele, a Ahoaloe preparou este texto que explica o que causa pele oleosa, suas características, a importância da hidratação e os melhores produtos para esse tipo de pele. Confira!

O que causa pele oleosa?

É importante primeiro entender quais são as principais características da pele oleosa e os fatores mais comuns responsáveis pelas disfunções que o excesso de sebo causa no rosto, para depois entender os cuidados mais recomendados no dia a dia.

Para saber como identificar pele oleosa é necessário consultar um dermatologista. Porém, de modo geral, poros dilatados, brilho excessivo, textura pegajosa, acnes e espinhas e sensação de pele pesada são as principais particularidades de uma cútis oleosa.

Essa oleosidade excessiva pode ser causada por diversos fatores, como uma dieta desequilibrada, questões hormonais, uso de produtos inadequados, excesso de lavagem facial, água muito quente, entre outros pontos, que colaboram para uma produção sebácea acima do normal. 

A boa notícia é que, por ser o tipo de pele mais comum entre os brasileiros, há muitos produtos faciais voltados para o controle do sebo e o tratamento de processos inflamatórios, como as dermatites seborreicas, rosáceas e acnes. 

Como cuidar da pele oleosa

Repor o nível natural da água da cútis para devolver o aspecto saudável é o principal motivo do porquê a pele oleosa precisa de hidratação. Sem ela, o nosso organismo não age de maneira equilibrada na produção do sebo natural da pele, necessária para a proteção e firmeza da cútis.

O cuidado com esse tipo de pele começa ainda na limpeza, que não deve ser feita em excesso. Assim como nas peles secas, mistas ou sensíveis, é necessário limpar o rosto apenas duas vezes por dia: ao acordar e antes de dormir.

No entanto, apostar em tônicos faciais, que devem ser usados após essa primeira etapa de higienização, é altamente recomendado para quem tem a pele oleosa. Eles são responsáveis pela remoção mais profunda dos resíduos e a desobstrução dos poros, evitando a proliferação de infecções. 

O hidratante para pele oleosa deve ter uma textura mais leve e não tão cremosa, com ingredientes que ajudam no controle da oleosidade, claro, além de tratar os poros dilatados. Você pode investir em produtos líquidos ou em cremes, desde que suas fórmulas sejam mais naturais e sem componentes abrasivos.

O nosso hidratante facial Orvalho conta com óleos de jojoba e pracaxi, responsáveis pela manutenção da revitalização da pele e da regulação dos tecidos. Já os óleos essenciais de lavanda e melaleuca possuem ação antibactericida e anti-inflamatória, além do efeito calmante nas dermatites.

Apostar em um hidratante oil free, isto é, livre de óleos, também é uma ótima opção para o dia a dia. Há muitos produtos que vão além da hidratação propriamente dita com esse tipo de fórmula, como protetores solares e, até mesmo, produtos de maquiagem.

Por fim, nossa última dica é investir em máscaras e produtos de tratamento específicos para peles oleosas. Esses itens ajudam no processo de recuperação da saúde da cútis e equilibram a produção do sebo natural do rosto, especialmente as máscaras de argila com componentes naturais.

Não esqueça que a ingestão de líquidos, banhos com água morna ou fria, uma alimentação equilibrada e o uso do protetor solar são fundamentais para manter o aspecto saudável da pele, a maciez e, claro, o controle da produção das glândulas sebáceas.

Mesmo que você utilize os produtos certos, como o hidratante para pele oleosa com todos os benefícios e agentes necessários, essas atitudes vão potencializar ainda mais o tratamento da pele oleosa, equilibrando o pH natural e outros fatores já mencionados.

Conheça mais produtos da Ahoaloe

Agora que você já sabe como cuidar e qual é o melhor hidratante para pele oleosa, complete sua rotina de beleza com os nossos produtos! Todos levam a aloe vera, uma das plantas mais poderosas quando o assunto é autocuidado, além de outros ingredientes naturais que possuem mais de um único benefício.
Com componentes naturais, orgânicos e veganos, a produção da Ahoaloe é consciente, isto é, feita sem agressões ao meio ambiente e valorizando os pequenos cultivadores. Conheça nossos itens para o rosto, cabelo e corpo, além dos óleos terapêuticos, para enriquecer sua rotina de autocuidado!